Abrigos e Mangueiras

Mangueiras de Incêndio



A escolha do tipo de mangueira é fundamental para um desempenho adequado e maior durabilidade do produto. Devem ser consideradas três características básicas:

Local de aplicação:
Tipo 1: Destina-se a edifícios de ocupação residencial
Tipo 2: Destina-se a edifícios comerciais e industriais ou Corpo de Bombeiros
Tipo 3: Destina-se às áreas navais e industriais ou Corpo de Bombeiros
Tipo 4: Destina-se à área industrial, na qual é desejável uma maior resistência à abrasão
Tipo 5: Destina-se à área industrial, na qual é desejável uma alta resistência à abrasão e superfícies quentes.

Pressão de trabalho: A Norma estabelece pressões de trabalho relativamente altas, que atendem com uma boa margem de segurança à maioria das necessidades.

Resistência à abrasão:
Toda mangueira sofre um desgaste quando arrastada. A mangueira tipo 1 é indicada para pisos lisos. A mangueira tipo 2 é indicada para pisos de áreas comerciais e industriais. As mangueiras tipos 3 e 4 são indicadas para pisos nos quais é desejável uma maior resistência à abrasão. A mangueira tipo 5 é indicada para pisos altamente abrasivos. Além dos itens acima, também deve ser observado se a mangueira terá contato com óleos ou produtos químicos. Nesse caso, deverá ser escolhido um modelo com revestimento externo resistente a esses produtos.

Norma NBR 11861 - Outubro 1998
A norma NBR 11861 da ABNT define mangueira de incêndio como: "Equipamento de combate à incêndio, constituído essencialmente por um duto flexível dotado de uniões". Nossas mangueiras são empatadas com união adequada, na fábrica, seguindo o comprimento padrão de 15 m a 30 m.

Imagem com informações

Imagem com informações

Tipos de Mangueiras



Tipo 1
Mangueira de incêndio com reforço têxtil singelo confeccionado 100% em fio de poliéster de alta tenacidade, tecimento horizontal (tipo tela), na cor branca e tubo interno de borracha sintética, na cor preta. Leve, compacta e resistente à deterioração por bolor e fungos. Aplicações: Edifícios de ocupação residencial.

Tipo 2
Mangueira de capa simples tecida em fio de poliéster e tubo interno de borracha sintética. Resistente e flexível, é adequada tanto a áreas internas como externas. Aplicações: Edifícios comerciais e industriais ou Corpo de Bombeiros.

Tipo 3
Construção: Mangueira com duas capas tecidas em fio de poliéster e tubo interno de borracha sintética. Resistência extra, própria para uso naval. Aplicações: Áreas navais e industriais ou Corpo de Bombeiros, em que é desejável uma maior resistência à abrasão.

Tipo 4
Mangueira de capa simples tecida em fio de poliéster com revestimento externo em PVC + borracha nitrílica e tubo interno de borracha sintética. Resistente à abrasão e a produtos químicos, é própria para o uso industrial. Aplicações: Área industrial, na qual é desejável uma maior resistência à abrasão.

Tipo 5
Mangueira com reforço têxtil tecido em fio sintético de alta tenacidade com revestimento externo e tubo interno em borracha nitrílica, fabricada no processo de extrusão contínua TTW. Maior resistência a perfurações, a cortes e a produtos químicos. Alta resistência à abrasão e superfícies quentes. Não necessita lavagem e secagem. Aplicações: Área industrial, na qual é desejável uma alta resistência à abrasão e superfícies quentes.